0

sábado, 29 de agosto de 2009

Transferências de jogadores brasileiros para o exterior batem recorde em 2008






É cada vez maior a transferencia de jogadores brasileiros para o futebol internacional. De acordo com matéria publicada pelo "O Globo online" o número de profissionais transferidos para o exterior bateu o recorde em 2008. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que, ao todo, foram 1.176 transferências internacionais, o maior número da história.

Segundo a reportagem, esse valor é o dobro dos 530 que eram negociados há dez anos, e 13 vezes mais do que os 87 que saíram há 30 anos. A matéria aponta também Portugal como o maior importador do futebol brasileiro neste ano, com 209 contratações.

Dentre as razões para a situação, está o fato de o Brasil não ter condições de competir com mercados da Europa e da Ásia, por exemplo, além da influência dos empresários do futebol, que é cada vez maior. Esses profissionais visam os lucros obtidos com as transferências de seus jogadores.

a Lei Pelé é considerada a principal responsável pela perda dos jogadores brasileiros, uma vez que desprotege os clubes e favorece os chamados agentes-Fifa, responsáveis pela negociação de atletas que faturam alto no esporte, sem, de fato, terem exercido a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário