0

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Qual é o Estádio mais antigo do Brasil


O RankBrasil homologou o Estádio das Laranjeiras do Fluminense Football Club como o "Mais Antigo" do Brasil, inaugurado oficilamente em 1919.

No dia 17 de outubro de 1902, começou a ser criado o Estádio das Laranjeiras. A Assembléia-Geral do Clube decidiu alugar uma chácara, na Rua Guanabara, hoje, Pinheiro Machado, fronteira ao antigo Palácio Isabel, residência oficial do presidente da República no Rio de Janeiro.
Foram necessários dois meses para que a área pudesse ser nivelada e transformada num gramado de futebol. Depois, foi comprado um burro, que, com as patas enluvadas para não danificar o campo, puxou durante anos uma máquina comprada na Inglaterra para aparar a grama.
Eduardo Guinle, dono do terreno, mandou construir em 1905 a primeira arquibancada do Fluminense, e os sócios levantaram ali nova sede. Em 1915 o então presidente do Fluminense, Cunha Freire, edificou uma geral e ampliou a arquibancada, com setor destinado aos sócios, além de levantar uma nova e luxuosa sede. Após essa reforma, o local passo a abrigar cinco mil pessoas.
O Estádio Álvaro Chaves, propriedade do Fluminense Football Club foi oficialmente inaugurado em 11 de maio de 1919, com a partida entre Brasil e Chile. Este foi o “Primeiro Estádio Construído” no Brasil para grandes espetáculos. Com capacidade para 18.000 espectadores, três anos mais tarde passou por modificações e sua capacidade foi aumentada para 25.000 pessoas.
Além de o Fluminense Football Club ser o mais antigo entre os grandes clubes brasileiros a praticar o futebol, desde 21 de julho de 1902, tem a mais antiga escola de futebol. Foi no Estádio de Laranjeiras que a Seleção Brasileira aprendeu a ser um pouco do que é. Em jogos da Seleção, algumas vezes o público excedeu a lotação oficial deste estádio. A Seleção Brasileira jogou 18 jogos nesta sua primeira casa, ganhando 13 e empatando cinco.
No final da década de 1950, a administração carioca entrou em conflito com o clube por causa das obras de duplicação da Rua Pinheiro Machado. Em 1961, após dois anos de tentativas de negociação entre a prefeitura do antigo Distrito Federal e, posteriormente com o governo do então Estado da Guanabara, o Fluminense teve parte de seu terreno desapropriado.
Pela desapropriação de uma área de 1.084,95m², recebeu a quantia em dinheiro de Cr$ 49.703.000,00 e mais as áreas restante dos terrenos da esquina das Ruas Álvaro Chaves e Pinheiro Machado, no valor de Cr$ 31.355.000,00.
Ao Estádio de Laranjeiras foi concedido o nome de Manoel Schwartz, vitorioso ex-presidente do Fluminense na década de 1980.
Hoje em dia, a capacidade do estádio apresenta-se reduzida para 8.000 torcedores e o campo mede 72m por 105m. Tal redução deu-se devido a desapropriação e ao necessário crescimento do bairro de Laranjeiras.
Fonte: Rankbrasil

Um comentário:

  1. O mais antigo estádio da América Latina, pelo menos!
    Considera-se estádio uma estrutura complexa, totalmente de cimento, diferente dos campos anteriores, como haviam existido, mesmo em Laranjeiras, com arquibancadas de madeira ou construções mistas.

    ResponderExcluir