0

sábado, 14 de abril de 2012

Grandes jogos agitam a última rodada do paulistão


Apesar dos oito classificados para as quartas-de-final estarem definidos há algumas rodadas, a última rodada do Campeonato Paulista vai deixar muitos torcedores de cabelo em pé. Na briga pela degola restam duas vagas e cinco times ainda correm risco.
O Guaratinguetá precisa de um milagre, mas ainda tem XV de Piracicaba, Botafogo, Portuguesa e Paulista na parada. A briga pela última vaga na Série D também vai agitar a 19ª rodada. Mirassol, Ituano e Linense lutam ponto a ponto, gol a gol para se juntarem ao Mogi Mirim na quarta divisão do futebol nacional.
Degola
Comercial e Catanduvense estão rebaixados para a Série A2 do Campeonato Paulista, restando apenas mais duas vagas, que serão preenchidas Cinco times brigam diretamente contra a degola e o Portal Futebol Interior
A situação mais complicada é a do Guaratinguetá. O time estacionou nos 14 pontos e caiu para a 18ª colocação, precisando de um milagre para se manter na elite. Na última rodada, o Guará precisaria vencer o São Caetano, no Estádio Rodrigues Dario Leite, e torcer para o Botafogo no máximo empatar com o Guarani, além do XV de Piracicaba perder para o São Caetano.
Mesmo que esses resultados aconteçam, o Guaratinguetá ainda precisaria tirar uma grande vantagem no saldo de gols, já que empataria no número de vitórias com os outros dois times (cinco cada uma). Neste momento, o Guará tem 21 gols negativos de saldo, contra -17 do Botafogo e -6 do XV de Piracicaba. Ou seja, o time do Vale do Paraíba teria que tirar uma diferença de 15 gols.
Completando o Z4, o Botafogo também não depende apenas de suas próprias forças para escapar do rebaixamento. Na 17ª colocação, com 16 pontos, o Pantera precisa vencer o Guarani no Estádio Santa Cruz e torcer para o XV de Piracicaba não vencer o Mogi Mirim, fora de casa, ou a Portuguesa no máximo empatar com o Mirassol, em Mirassol. Se o time de Ribeirão Preto vencer e a Portuguesa empatar, os dois ficariam empatados com 19 pontos, mas o Bota levaria a melhor no número de vitórias, que hoje é de 5 contra 4.
Embalado com duas vitórias seguidas, o XV de Piracicaba depende apenas de si para escapar do rebaixamento. Na 16ª colocação, com 17 pontos, o time alvinegro precisa de uma simples vitória sobre o Mogi Mirim, no Romildo Gomes Ferreira. Porém, a permanência na elite pode vim com um empate ou derrota. Se perder, terá que torcer por no máximo um empate do Botafogo e uma vitória do Guaratinguetá por mais de 14 gols de diferença. Em caso de empate, o Nhô Quim escaparia com uma simples derrota da Portuguesa, já que empataria no número de pontos (18), mas levaria vantagem no número de vitórias, que hoje é de cinco contra quatro.
Quem também ainda corre risco de rebaixamento é a Portuguesa, que se encontra na 15ª colocação, com 18 pontos e vem passando por um momento turbulento, tanto que todos os treinamentos serão realizados com os portões fechados ao longo da semana. Para escapar da degola, a Lusa precisa apenas vencer o Mirassol, fora de casa, mas a permanência poderá vim também com outros resultados. Caso empate em Mirassol, o time rubroverde teria que torcer para Botafogo e XV de Piracicaba não vencerem seus jogos. O mesmo vale em caso de derrota da Portuguesa.
As chances mais remotas de ser rebaixado para a Série A2 são do Paulista, que se encontra na 14ª colocação, com 19 pontos, precisando de apenas um empate em casa com o já classificado Bragantino. Porém, a permanência na elite deve ser sacramentada até mesmo em caso de derrota. Se tropeçar, o Galo do Japi só seria ultrapassado em caso de vitórias de Portuguesa, XV de Piracicaba e Botafogo, sendo que o time de Ribeirão Preto precisaria tirar ainda uma vantagem de 12 gols
Quem vai levar?
A briga pela segunda vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro também promete esquentar a última rodada, no próximo final de semana. O Mogi Mirim já carimbou seu passaporte, enquanto Mirassol, Ituano, Linense e Paulista ainda sonham com uma participação na competição nacional.
A situação mais confortável é a do Mirassol, que se encontra na nona colocação, com 22 pontos. O time comandado por Ivan Baitelo depende apenas de uma vitória contra a Portuguesa, no Estádio José Maria de Campos Maia, mas a vaga para a Série D pode vim até mesmo com um empate, desde que Ituano, Linense e Paulista não vençam seus jogos.
Em 12º lugar, com 20 pontos, o Ituano enfrenta o Oeste, no Estádio dos Amaros, precisando vencer e torcer por no máximo um empate do Mirassol diante de seus torcedores para a Portuguesa, que ainda briga contra o rebaixamento. O Galo de Itu ainda lamenta o empate contra o Leão da Araraquarense, no último sábado, em pleno Novelli Júnior, em uma partida que era encarada como decisão.
Ainda brigando por uma vaga na Série D e que está em situação parecida ao do Ituano é o Linense, que tem 20 pontos e se encontra na 13ª colocação. Sem vencer há seis jogos - quatro vitórias e dois empates -, o Elefante da Noroeste teria que vencer o São Paulo no Estádio Gilberto Siqueira Lopes e torcer por empate ou derrota de Mirassol e Ituano.
Quem está praticamente fora da briga pela Série D do Campeonato Brasileiro é o Paulista, que se encontra na 14ª colocação, com 19 pontos e depende de uma combinação improvável de resultados. Além de vencer o Bragantino, em casa, o Galo do Japi precisaria torcer por derrota do Mirassol e no máximo empates de Ituano e Linense.

Confira os jogos da 19ª rodada do Paulistão:

Domingo
16 horas
Santos x Catanduvense
Palmeiras x Comercial
Ponte Preta x Corinthians
Linense x São Paulo
Oeste x Ituano
Mirassol x Portuguesa
Paulista x Bragantino
Mogi Mirim x XV de Piracicaba
Botafogo x Guarani
Guaratinguetá x São Caetano
Fonte da noticia: futebolinterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário