0

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Maracanã tem projeto e edital de R$ 720 milhões


Após meses de adiamentos e indefinições do projeto, o edital para a reforma do Maracanã foi lançado em 2 de junho. A abertura das propostas financeiras deveria acontecer no dia 5 de julho, mas foi adiada para o dia 15.

A execução do projeto está orçada em R$ 720 milhões, valor 20% maior que o divulgado no começo do ano. Segundo a Emop (Empresa Estadual de Obras Públicas), autora do projeto, o custo aumentou devido a alterações solicitadas pela Fifa. A entidade pediu o acréscimo de 38 camarotes e a redução do espaço entre arquibancada e gramado de 10m para 5m.

O fechamento do Maracanã foi marcado para o final de julho e a expectativa é que as obras comecem em agosto. O prazo para entrega do estádio totalmente remodelado é 31 de dezembro de 2012.

As intervenções no Maracanã serão abrangentes. A primeira é a diminuição da lotação, que passará de 86 mil para 76 mil lugares para atender aos critérios de conforto da Fifa. Na Copa, serão usados apenas 70 mil assentos. A arquibancada inferior será reconstruída, adotando geometria oval que corrige a curva de visibilidade e aproxima o público do campo.

Os 112 camarotes atuais, localizados acima da arquibancada superior, serão demolidos. No lugar deles, serão construídas outras 108 cabines entre os anéis superior e inferior, com 150 m2 cada, metade climatizada e metade aberta.

O acesso será feito através das duas rampas monumentais, que voltarão a funcionar com a derrubada dos camarotes. Ainda serão abertos mais quatro acessos para atingir o número exigido pela Fifa, reduzindo o tempo de escoamento do público de 18 para oito minutos.

A mudança no local da tribuna de imprensa, além de uma ligação que será aberta entre as cadeiras superiores e inferiores, o alargamento do túnel de acesso ao gramado para que as seleções entrem juntas em campo também fazem parte das novidades do estádio.
Fonte: www.copa2014.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário