
EUA e Inglaterra concentram estádios mais caros do mundo um Levantamento feito pela revista Forbes mostra que o estádio de Wembley, em Londres, é o mais caro do mundo. A arena, construída em 2006, substituiu o antigo Wembley, erguido em 1923, também na capital inglesa. O estádio atual está avaliado em 1,5 bilhão de dólares.
Em segundo lugar na lista das arenas mais caras do mundo está o Olympic Stadium, em Montreal, no Canadá. Ele foi inaugurado em 1976 e tem 66 mil lugares disponíveis. Seu custo de construção, trazido a valor presente, foi de 1,4 bilhão de dólares.
O estádio, que recebe jogos de baseball e futebol americano, foi a casa do time Montreal Expos, até que o time se mudou para Washington D. C., nos Estados Unidos, em 2004, e mudou de nome para The Nationals.
A arena Madison Square Garden, na cidade de Nova York, é um ícone dos esportes no mundo. É o lar de grandes times, como o New York Knicks (basquete) e o New York Rangers (hockey). Além de receber jogos lendários da NBA, o Madison Square também já foi palco de grandes shows musicais, como da banda de rock Led Zeppelin.
A arena é a terceira mais cara do mundo, embora sua capacidade não seja das maiores: 18,2 mil lugares. Inaugurada em 1968, sua construção custou, em valores atuais, 1,1 bilhão de dólares.
Inaugurado em junho de 2009, o Cowboys Stadium, casa do time de futebol americano Dallas Cowboys empata com o Madison Square Garden, tendo custo de construção avaliado em 1,1 bilhão de dólares. A arena, a maior da Liga Nacional de Futebol Americano, tem capacidade para 80 mil torcedores. É o maior estádio com teto retrátil do mundo.
O quarto estádio mais caro do mundo é um que os brasileiros preferem esquecer. No Stade de France, em Paris, a seleção brasileira de futebol perdeu a final da Copa do Mundo de 1998 para a França, por três a zero.
A arena, construída para ser palco dos shows do atacante Zinedine Zidane e companhia, custou 974 milhões de dólares. Ela tem 80 mil lugares e recebe, além dos jogos de futebol e rugby, concertos musicais.
O estádio Rogers Centre, em Toronto, no Canadá, foi construído em 1989 principalmente para jogos de baseball, mas recebe jogos de outros esportes. Ele é lar do Toronto Blue Jays e também dos Argonauts, time da liga de futebol canadense.
Seu custo de construção é, em valores atuais, cerca de 930 milhões de dólares. A arena tem capacidade para 50 mil pessoas.
O sexto estádio mais caro do mundo pertence a um dos mais valiosos clubes de futebol da atualidade. A Emirates Arena, em Londres, é casa do Arsenal. O estádio comporta 60mil torcedores e vive cheio, tamanho o fanatismo dos torcedores britânicos.
Inaugurado em 2006, o Emirates é um estádio exclusivo para jogos de futebol e concertos. Sua construção custou 770 milhões de dólares.
O estádio de futebol americano Soldier Field, localizado na cidade de Chicago, é avaliado em cerca de 714 milhões de dólares. Ele foi inaugurado em 1923 e se tornou lar do time Chicago Bears em 1971. Em 2003 a arena passou por uma reforma geral. Foram tantas as renovações que o estádio saiu da lista de patrimônios históricos dos Estados Unidos.
Casa do Seattle Mariners, o estádio Safeco Field foi inaugurado em 1999 e está avaliado em 656 milhões de dólares. Com capacidade para 46 mil pessoas, o Safeco Field é exclusivo para jogos de baseball. Uma característica marcante do estádio é o teto retrátil, ideal para a cidade de clima úmido.
No dia 5 de fevereiro de 2012 o estádio Lucas Oil, em Indianápolis, nos Estados Unidos, será palco do Super Bowl, a final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês). Dada a importância do evento, é bem provável que seus 63 mil lugares sejam totalmente ocupados pelos torcedores fanáticos do esporte. O estádio foi aberto ao público em 2008 e está avaliado em 675 milhões de dólares.
O ANZ Stadium, em Sydney, na Austrália, foi um dos principais palcos da Olimpíada de 2000. Depois dos jogos, ele foi adaptado para partidas de rúgbi. A arena, avaliada em 624 milhões de dólares, tem capacidade para 83,5 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário