0

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ituano de Itu



Um dos mais tradicionais clubes de futebol do estado de São Paulo, o Ituano Futebol Clube é um orgulho para a cidade de Itu. Fundado por operários da ferrovia Sorocabana no ano de 1947, o clube é um dos principais responsáveis por levar o nome da cidade, que tem a fama do exagero, por todo o país.

Inicialmente, a equipe não disputava campeonatos profissionais, mas em 1956 o clube foi bicampeão da Terceira Divisão de Profissionais. Em 1977, um grupo de esportistas da cidade decidiu unificar o futebol da cidade em torno do Ferroviário Atlético Ituano (FAI) e reativou a Liga Ituana de Futebol. No ano seguinte, a equipe disputou a terceira divisão de profissionais da Federação paulista de Futebol. O clube teve sua ascensão no ano de 1990, quando disputou pela primeira vez a primeira divisão do campeonato paulista.

Além das conquistas em campo, a partir de 1967 o Ituano ganhou destaque nacional graças ao personagem “O Caipira”, interpretado pelo comediante Simplício na extinta “Praça da Alegria”, hoje “A Praça é nossa”. Conhecido como o menino caipira, fanático pelo time de futebol da cidade, que afirmava que “em Itu tudo é grande”, o humorista tem uma grande importância na divulgação do nome da cidade de Itu e do Ituano Futebol Clube.
Fundado em 24 de maio de 1947 por funcionários da ferrovia Sorocabana, o clube ganhou o nome de Associação Atlética Sorocabana. Nos anos 60, se transformou em Ferroviário Atlético Ituano, até chegar ao nome de Ituano Futebol Clube no ano de 1990.

Apesar do bicampeonato da Terceira Divisão de Profissionais (1954/55), foi somente a partir de 1977, com a unificação da Liga Ituana de Futebol, que o Ituano, ainda com o nome de Ferroviário Atlético Ituano, passou a ser o grande representante da cidade de Itu no futebol profissional. Em 1978, a equipe voltou a disputar o campeonato da terceira divisão de profissionais da Federação Paulista de Futebol. Em 1982, com a reestruturação dos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol, a equipe foi colocada na Segunda Divisão.

Nesta época, o time já era caracterizado pelas cores atuais: vermelho e preto, sendo por esta razão, conhecido como o rubro-negro de Itu. No ano de 1984 vem o primeiro resultado importante da equipe. A conquista da fase classificatória da Segunda Divisão cria uma nova fase do clube. A torcida, eufórica com essa conquista, fortaleceu os laços com a equipe o que resultou na fundação da primeira torcida organizada do Ituano, a TUGI - Torcida Organizada do Galo Ituano.

Em 1989 mais uma conquista histórica para o Ituano, que na época, ainda era Ferroviário Atlético Ituano. O clube conquista o título de Campeão Paulista da Divisão Especial e o tão sonhado acesso à primeira divisão do Campeonato Paulista, entre os grandes do estado. Em 1990, para comemorar essa nova etapa e vincular definitivamente a imagem do time à cidade, passa a chamar Ituano Futebol Clube.

Infelizmente, em 1993 o Ituano é rebaixado para a Série A-2, e em 1997 retorna à A-1. No entanto, dois anos depois volta a ser rebaixada. Em 1993, o Ituano foi rebaixado para a Série A2 e retornou para a Série A1 em 1997. Dois anos depois, caiu novamente de divisão. No ano seguinte, retorna a divisão principal do Campeonato Paulista.
A partir desse momento, o Ituano conquista alguns resultados expressivos, sendo os mais importantes, o Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 2002, Campeonato Brasileiro da Série C em 2003 e o direito de disputar a Copa do Brasil. Em 1999, além do regresso à primeira divisão paulista, a equipe também conquistou seu primeiro campeonato internacional, a Sempione Cup (1999), na Suíça.

Em 2007, após uma série de problemas durante o campeonato, a equipe foi rebaixada para a série C do Campeonato Brasileiro. No final de 2007, é firmada uma parceria com uma empresa de marketing esportivo. A parceria dura um ano e meio e, em julho de 2009, uma nova fase começa no Ituano. Uma parceria entre o ex-jogador do clube Juninho Paulista e o amigo Roberto Carlos, assume a gestão do clube até 2014. Inicialmente, o projeto é de reestruturação da equipe, mantendo-a entre as principais do estado de São Paulo, no entanto, além do resgate da identificação do clube com a cidade de Itu, almejam o crescimento da equipe no cenário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário