
O Esporte Clube Santo André foi fundado em 18 de setembro de 1967, na época como Santo André Futebol CLube. Na data da fundação, a expectativa era de criar um clube que se rivalizasse com os principais expoentes do futebol interiorano como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e tantas outras cidades brilhavam com seus representantes. Por que Santo André da milionária Grande ABC não poderia ter vez?
A idéia surgiu na Liga de Futebol Amador da Cidade, do presidente da entidade, Wigand Rodrigues dos Santos. Ganhou corpo entre os esportistas, evoluiu, e foi sacramentada com a fundação do clube numa noite chuvosa. Faltou energia elétrica durante a assembléia, realizada no Tiro de guerra, na Praça 18 do Forte. Não seria essa primeira contrariedade do destino que tiraria o que o Santo André tem de mais abundante: tenacidade, persistência, paixão. Sob luzes de velas, fundou-se o clube.
O Santo André saiu do quase nada, da idéia abstrata de representar o futebol profissional do Município, para uma posição de destaque na hierarquia esportiva e institucional. O lançamento oficial como clube profissional, candidato à disputa do Campeonato da Federação Paulista de Futebol, ocorreu em 20 de Janeiro de 1968, no Paço Municipal de Santo André, com muita festa.
Em 22 de março de 1975, o Santo André Futebol Clube passou a chamar-se Esporte Clube Santo André, nome que é utilizado até os dias de hoje. Foram trocadas também as cores do uniforme. O verde e amarelo dava lugar ao azul e branco.
O primeiro grande momento da vida do Santo André aconteceu em 1975 quando conquistou o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (sem acesso). O feito se repetiu em 1981 quando conquistou o titulo e pela primeira vez subiu para a elite do futebol paulista.
Já em 1984, o clube se destacou também no cenário nacional. Neste ano, o Ramalhão conseguiu o direito de disputar pela primeira vez a primeira divisão do Campeonato Brasileiro e fez bonito, terminando na honrosa 10ª colocação.
A partir de 2003, o clube vive momentos dourados. Logo em janeiro conquistou o título da Copa São Paulo de Juniores, depois ficou na segunda posição do Campeonato Brasileiro da Série C o que lhe rendeu vaga para a Série B de 2004. No final da temporada, o Santo André conquistou o título da Copa Estado de São Paulo e garantiu presença na Copa do Brasil.
Pela primeira vez disputando a Copa do Brasil, segundo título mais importante do país, o clube do ABC surpreendeu a todos e com uma grande campanha conquistou o título, batendo o Flamengo na final, por 2 a 0, em pleno estádio do Maracanã lotado de torcedores.
Com o título, o Ramalhão garantiu a inédita vaga para a disputa da Copa Libertadores da América. Mesmo sendo eliminado na primeira fase, o clube honrou o Brasil no continente e, inclusive, aplicou uma goleada por 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela.
Após temporadas apagadas em 2006 e 2007, o clube voltou com tudo na temporada 2008. No primeiro semestre passou como um furação pela Série A-2 e conquistou o título com certa facilidade. Nessa competição, o Ramalhão chegou a ficar 12 jogos invictos (da primeira até a 12ª rodada).
Já no segundo semestre, a equipe disputou com gigantismo o Campeonato Brasileiro da Série B. Em uma excelente campanha, o Ramalhão terminou com o vice-campeonato e, consequentemente, com o acesso para a Série A de 2009. Como o campeão foi o Corinthians, que contou com altos investimentos para voltar à elite, muitos consideram o Ramalhão como o virtual campeão.
Além disso, outra marca engrandece os torcedores andreenses na histórica campanha: o Santo André foi o único clube que não perdeu para o Timão. Foram dois empates: 1 a 1 no Bruno Daniel e 2 a 2 no Pacaembu. Um detalhe importante, nos dois jogos, o Santo André saiu na frente e o Corinthians só empatou nos instantes finais.
1974 - Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
1975 - Campeão Paulista da Segunda Divisão (sem acesso)
1981 - Campeão Paulista da Segunda Divisão
2001 - Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
2003 - Campeão da Copa São Paulo de Juniores
2003 - Campeão da Copa Estado de São Paulo
2003 - Vice-Campeão Brasileiro da Série C
2004 - Campeão da Copa do Brasil
2008 - Campeão Paulista da Segunda Divisão (Acesso a Série A-1)
2008 - Vice-Campeão Brasileiro da Série B (acesso a Série A)
Site Oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário