
Na foto Doriva orienta jogadores do Ituano contra o Corinthians
Dorival Guidoni Júnior, conhecido como Doriva (nasceu em Nhandeara em 28 de maio de 1972)
Doriva começou no futebol no São Paulo em 1991, sendo trazido pelo treinador Telê Santana. No ano seguinte esteve emprestado ao Anapolina e Goiânia, para, em 1993 ao São Paulo.
As primeiras conquistas
Na sua segunda passagem pelo tricolor paulista, Doriva teve a oportunidade de trabalhar melhor com Telê Santana, que lhe deu a chance de atuar como meia da equipe campeã da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes.
Após um ano de muitas conquistas no São Paulo, Doriva transferiu-se para o XV de Piracicaba. O clube foi comprado pelo então presidente da TAM, o comandante Rolim Amaro, que trouxe vários jogadores de alto nível para disputa do Campeonato Paulista daquele ano. Apesar de um inicio arrasador, o XV acabou sendo rebaixado e nunca mais conseguiu retornar a elite do futebol Paulista. Entretanto, o clube conseguiu se recuperar da decepcão que foi o Paulista, conquistando o título da 3ª divisão do Campeonato Brasileiro e consequente ascenso à 2ª divisão brasileira.
A primeira convocação
Enquanto ainda defendia o clube de Piracicaba veio a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. No dia 27 de Abril de 1995, Doriva fez a sua estreia com a camisa brasileira.
Atletico Mineiro
Após um ano no clube de Piracicaba, o jogador voltou a assinar com um clube da elite brasileira, o Atlético Mineiro onde conquistou a Copa Conmebol 1997
A ida para a Europa
Em 1997, o jogador teve a oportunidade de jogar por um clube europeu. O Porto de Portugal fez uma proposta que nem Doriva, nem o Atlético Mineiro recusaram. Porém, antes de deixar o Brasil, o jogador foi premiado com a Bola de Prata do Campeonato Brasileiro.
Nos dois anos que esteve no clube português Doriva manteve o ritmo que o levou à Seleção, o que fez com que fosse convocado para a disputa da Copa do Mundo de 1998. Conquistou ainda três títulos nacionais pelo clube, antes de se transferir para a Itália para defender a Sampdoria.
para defender o Celta de Vigo. A sua passagem durou três anos, porém não houve qualquer conquista de títulos.
Em 2002 ele transferiu-se para a Inglaterra para jogar pelo Middlesbrough.
Voltando a conquistar um título
Desde a derrota na Copa do Mundo de 1998 que Doriva não era mais convocado para a Seleção e apesar de atuar por clubes candidatos a títulos nos últimos anos o jogador não conquistava um campeonato há seis anos. Porém, em 2004 o jogador voltou a levantar uma taça. Pelo Middlesbrough ele conquistou a Taça da Liga Inglesa.
O jogador ainda defendeu as cores do clube de Middlesbrough por mais dois anos. Na temporada de 2006/07 o jogador ainda atuou por dois meses pelo Blackpool, também de Inglaterra.
De volta ao Brasil
Após a curta passagem pelo Blackpool, Doriva decidiu voltar ao Brasil. Aceitou a proposta do América (SP) e disputou o Campeonato Paulista. O desempenho do clube não foi muito bom, terminando na 17ª posição, sendo rebaixado.
O seu contrato com o clube terminou e o jogador ficou quatro meses sem jogar. Nesse período ele treinou o sozinho em São José do Rio Preto para manter a forma e aproveitou para participar num curso da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol, já perspectivando um cargo de treinador.
Após esse período ele recebeu uma proposta do Mirassol para um contrato de produtividade e atuará na Copa Federação Paulista e no Campeonato Paulista.
Depois de acertar o contrato com o Mirassol, Doriva revelou que pretende encerrar a carreira de jogador no fim de 2007. Segundo ele, seu sonho seria encerrar no São Paulo, porém não depende apenas dele.
O fim inesperado
Em 2008, durante os exames médicos do Mirassol, os médicos detectaram uma arritmia cardíaca no jogador. Doriva, que estava escalado para a estreia do Mirassol no Paulistão, foi afastado pelos médicos. O jogador foi mais tarde observado por um especialista que confirmou o problema como sendo no tônus do coração. Por já ter histórico na família com o mesmo problema (seu avô e seu pai faleceram de problemas cardíacos), Doriva decidiu encerrar sua brilhante carreira aos 35 anos.
Hoje Doriva é Assistente técnico profissional no Ituano, âo lado do amigo Juninho Paulista que é o atual gestor do futebol do clube de Itu.
Clique aqui e confira quem são os Jogadores de futebol mais bem pagos do Mundo
Por que Jogadores de Futebol ficam pobres
Jogador Muller perdeu todo seu Dinheiro com o Futebol
Nenhum comentário:
Postar um comentário